ptenes

Descer a morretes é ir ao encontro do verde, do ar puro, dos deliciosos frutos da região, do típico barreado e dos mais belos recantos ainda inexplorados.

O acesso pela Estrada de Ferro centenária é deslumbrante! Obra incomum que corta a Serra do Mar, transpondo obstáculos como os seus 14 túneis, a ponte de São João, o Viaduto Carvalho, um conjunto de três pontes interligadas sobre o abismo.

Encontramos ainda o Santuário de Nossa Senhora do Cadeado, edificado junto ao Marco histórico dos jesuítas. A deslumbrante Garganta do Diabo, capricho da natureza que extasia e amedronta o viajante. O Véu da Noiva é uma queda de beleza indescritível. Lança suas alvíssimas águas do alto da serra, numa arrojada e poderosa catarata.

A natureza

A estrada da graciosa é um misto de encanto e romantismo. O ar é mais puro, a estrada serpenteia pela serra, oferecendo uma paisagem pincelada de matizes pelas flores que a vegetação oferece.

No ar, fundem-se o cantar dos pássaros com o marulhar das cascatas, nos dando uma gratuita, suave e harmoniosa sinfonia.

No percurso, encontramos o Marco Histórico, as bicas d' água frescas e cristalinas e vários quiosques com diversas churrasqueiras.

Patrimônio histórico

Já em Morretes, a Igreja de São Benedito construída também pelos escrvos em 1765, hoje tombada pelo patrimônio histórico, marca a época colonial da cidade.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto, padroeira da cidade, contruída em 1769 num dos pontos mais pitorescos da cidade, possui em seu interior uma Via Sacra a óleo executada pelo famoso pintor morretense Theodoro de Bona.

O Rio Nhundiaquara, histórico e romântico, serviu como primeira via natural de penetração, ligando o litoral ao planalto paranaense. Nos primórdios de nossa colonização, denominou-se "Cubatão", sendo considerado um dos mais auríferos da região contribuindo economicamente para o desenvolvimento o município.

Belíssimo, sinuoso e calmo, suas pequenas cachoeiras e corredeiras murmurram docemente. Engenhos de cachaça, córregos e cascatas, completam a aprazível cidade de Morretes.

O que há pra ver!

  • Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto
  • Igreja de São Benedito
  • Casa Rocha Pombo
  • Marco Zero
  • Estação Ferroviária
  • Rio Nhundiaquara
  • Porto de Cima
  • Estrada da Graciosa